Guia de Degustação de Cachaça

Por

 

 

 

 

 

 

Nota: para ir direto ao perfil de nossas cachaças, clique aqui.

 

 

Como degustar cachaça?

 

Primeiramente, precisamos entender o que é cachaça. Ou seja, precisamos saber que ela tem como matéria-prima a cana-de-açúcar e que só pode ter entre 38% a 48% de teor alcoólico. Se não for de cana e não tiver esse teor alcoólico específico, não podemos chamar de cachaça e estaremos degustando alguma outra coisa. Outra questão, e que torna as degustações de cachaça muito interessantes, é a diversidade de madeiras usadas para armazenar ou envelhecer a bebida. Se o uísque, a tequila, o rum só envelhecem em carvalho, para a cachaça há mais de 20 tipos de madeiras para curtir a caninha.

 

Agora que já sabemos o que é cachaça e suas variedades de tipos, podemos falar sobre como degustá-la. Como em qualquer outra degustação de destilado, para degustar cachaça usamos nossos sentidos: visão, olfato e paladar.

 

Antes de começarmos, vejamos algumas dicas do especialista Jairo Martins:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Análise Visual

A primeira etapa do processo de degustação de cachaças é a análise visual. Para a melhor avaliação, sugerimos o seguinte: local bem iluminado e limpo; que a bebida seja colocada num copo transparente, de preferência um cálice com haste, para que seus dedos ou suas digitais não atrapalhem, limpo e livre de odores, inclusive daqueles característicos “de armário”, e de espessura relativamente fina; que se tenha uma superfície branca, um papel ou uma cartolina, que, posicionada atrás do copo (cheio pela metade), permitirá a visão do líquido sem a interferência de objetos que por ventura se encontrem no ambiente.

 

Análise Olfativa

Para esta etapa da degustação, padronize uma distância entre o copo e seu nariz, de modo que um fique próximo ao outro, em geral de três a quatro centímetros são suficientes. É interessante que haja poucas interferências odoríferas do ambiente, mãos ou perfumes corporais. Abaixo, o mapa de aromas da cachaça, uma ferramenta que auxilia na identificação dos diversos aromas da cachaça.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Análise Gustativa

Agora vamos à parte do sabor da cachaça. Lembre sempre de tomar água para “limpar” os sabores entre a degustação de diferentes cachaças e se manter hidratado. Para avaliar as características relativas ao sabor, coloque uma pequena quantidade de bebida na boca e a faça percorrer todos os seus cantos.

 

Análise retro-olfativa

Esta análise é extremamente importante, já que utiliza os aparelhos sensoriais boca, garganta e nariz, e permite realçar ou descobrir novos sabores da cachaça. Para verificar este critério, inspire preenchendo parcialmente os pulmões com ar, ponha a cachaça na boca e a sinta, engula e, só então, expire lentamente. Analise o conjunto que fica em sua boca: a doçura, a acidez, a picância, o sabor alcoólico, o sabor da madeira, a persistência. Uma boa cachaça mantém as boas características (que você já avaliou no item anterior – Análise Gustativa) por dois segundos ou mais. Quanto mais prolongado, melhor.

 

Avaliação Final

Para a avaliação final, deve-se considerar o conjunto da obra. Neste momento, lembre que uma boa cachaça depende do canavial e dos tratos que o mesmo recebeu, se a colheita foi feita no momento certo, do tempo que a cana levou entre o corte e a moagem, da qualidade da água para a preparação do mosto, da higiene e qualidade da fermentação e da destilação criteriosa, e ainda, do uso adequado e equilibrado de madeira sem os subterfúgios para mascarar os defeitos originais da cachaça. Como não é possível saber de todos os detalhes da produção temos que confiar nos nossos sentidos, ou seja, temos que avaliar se a aparência, o odor e o sabor da cachaça se encaixam e o quanto isso te agrada.

 

Clique na garrafa e conheça o perfil de cada cachaça:

Nota: perfil completo apenas na versão desktop

 

 
  • Facebook
  • Instagram

Comprar

Visitar

Contato

BEBA COM MODERAÇÃO

© 2016 Cachaça Cana & Lua - Todos os direitos reservados.